Instituto Pensar - Bolsonaristas espalham fake news para “justificar” ataque de Bolsonaro a repórter

Bolsonaristas espalham fake news para “justificar” ataque de Bolsonaro a repórter

por: Nathalia Bignon


(Foto: Reprodução)

Sites bolsonaristas tentaram divulgar uma suposta razão para o novo ataque protagonizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à imprensa neste último domingo (23). A versão, no entanto, é falsa.

Invertendo o ocorrido, portais que fazem a defesa do mandatário divulgaram que Bolsonaro teria dito que tinha ‘vontade de encher a boca de um repórter de porrada’ após o repórter do jornal O Globo dizer que iria "visitar sua filha [Laura Bolsonaro] na cadeia” como a motivação da ameaça do presidente. O ataque no presidente seria, então, apenas uma reação a uma provocação.

O site verificador de notícias Aos Fatos e outros mecanismos de checagem, no entanto, verificaram que a informação é mais uma fake news difundida pelo grupo. A fala que vem sendo destacada por peças de desinformação foi feita por um apoiador de Bolsonaro, que o convidava a visitar a feira da Catedral de Brasília, sem nenhuma citação à filha do presidente.

Na verdade, um ambulante aparece fazendo um convite ao presidente em meio aos questionamentos do jornalista. "Vamos visitar nossa feirinha da catedral, presidente”, afirma o homem, mais de uma vez.

Os vídeos editados com uma legenda falsa e os boatos nas redes têm circulado menos de 24 horas depois do episódio.  O presidente, seu filho Carlos e vários outros bolsonaristas postaram nesta segunda (24) um vídeo nas redes sociais em que não é possível ouvir claramente o que o morador diz. A postagem de Carlos afirma: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”


Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social.

Com informações do G1 e Aos Fatos



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: